XBNINTENDO SWITCH É HOMOLOGADO NO BRASIL; O QUE ISSO SIGNIFICA PARA O CONSUMIDOR?
O Nintendo Switch foi homologado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Mas diferentemente do que você pode estar pensando, não foi a Nintendo que fez o pedido e, sim, outra empresa -- que, de forma suspeita, pode ser parte da própria Nintendo.
O pedido de homologação do Switch foi realizado pela empresa M RS Digital Ltda, razão social da Red Store, uma loja virtual em atividade no Mercado Livre que se autointitula "oficial da Nintendo" e que comercializa somente produtos oficiais da empresa -- entre games, acessórios e camisetas, entre outros itens. A aprovação da Anatel se deu há pouco mais de uma semana, em 8 de fevereiro. Na página oficial da RedStore no Facebook, a empresa é descrita como uma "sub-distribuidora oficial de produtos Nintendo no Brasil através da JVLAT Distribuidora Exclusiva da marca Nintendo para América Latina".
A descoberta da homologação do console foi do canal de YouTube Digplay. Inclusive, o vídeo você assiste abaixo.
No site da Anatel você encontra o documento oficializando a homologação do Nintendo Switch no Brasil. Confira abaixo:
O processo de homologação pela Anatel é obrigatório para que qualquer produto eletrônico seja lançado e vendido oficialmente no Brasil. No caso, verifica-se se os equipamentos transmissores de rádio, no caso do Switch, o Wi-Fi, estão de acordo com as normas brasileiras e se, por exemplo, a frequência do dispositivo não atrapalharia as transmissões de rádio de de internet móvel. Com a homologação, a empresa responsável pelo produto também deve oferecer a garantia aos consumidores. Caso similar acontece com brinquedos importados, que no Brasil devem passar pela homologação do Inmetro.
Seria esta mais uma indicação do aguardado retorno da Nintendo ao país? Ainda é cedo para saber. O IGN Brasil tentou contato com a Red Store, mas não houve retorno. Também entramos em contato com a assessoria de imprensa da Nintendo, que não nos forneceu informações sobre o processo de homologação até a publicação dessa reportagem.
eShop funcionando?
A eShop, loja virtual do Switch, começou a funcionar no Brasil, mas de forma limitada, apenas para resgate de códigos. O acesso por brasileiros à loja acontece pouco antes do lançamento de Bayonetta 1 & 2 -- enquanto o jogo 2 vem em forma de cartucho, o primeiro game se encontra forma de um código a ser resgatado na loja virtual. O vídeo publicado no canal Digplay,mostra um selo contido na caixa do game que aponta a possibilidade de resgate do código na eShop do Brasil.
Você tem expectativas sobre o retorno oficial da Nintendo ao mercado brasileiro? Deixe opiniões nos comentários abaixo.
Comentários
Postar um comentário