METAL GEAR SURVIVE É UM SPIN-OFF QUE CONSEGUE SE SUSTENTAR SOZINHO

Atenção: Essa reportagem possui spoilers de Metal Gear Solid: Ground Zeroes e Metal Gear Survive.
Metal Gear Survive, o próximo game da Konami, está próximo do seu lançamento. O spin-off de Metal Gear Solid V tem mecânicas inéditas, exploração e muito foco no modo cooperativo. Ele também está envolvido em polêmicas: é o primeiro game da famosa série criada por Hideo Kojima sem o seu criador, que saiu de forma dolorosa da Konami, e também -- talvez por isso -- não está sendo bem aceito pelos jogadores, basta ver que todos os videos do game de todos os canais, inclusive do IGN, são exageradamente negativados.
Se o game vai dar certo ou não, só saberemos depois do seu lançamento, previsto para 20 de fevereiro para consoles e PC, mas o IGN Brasil quis ver de perto como está esse novo Metal Gear com os próprios olhos e, por isso, fomos até Los Angeles, nos EUA, jogar a campanha e o modo cooperativo do game que envole zumbis interdimensionais.

Do outro lado do portal

O protagonista do título de sobrevivência é um soldado que foi sugado para dentro de um buraco de minhoca junto com a Mother Base após os acontecimentos no final de Metal Gear Solid: Ground Zeroes. Ele perde a consciência e acorda seis meses depois em um local pertencente ao Wardenclyffe Section, uma organização secreta do governo norte-americano.
Ele tem dois objetivos principais: resgatar outros sobreviventes que foram puxados pelo buraco de minhoca e encontrar a cura para uma infecção.
Vale iniciar nossas impressões sobre o gameplay reforçando que Metal Gear Survive é um título spin-off com foco na sobrevivência do jogador. O game, certamente, não é o que se espera da clássica e amada franquia Metal Gear Solid -- algo bastante especulado após a saída de Kojima da Konami. E isso, por um lado, é bom.
Comecei o jogo com um personagem já construído, mas há a possibilidade de customização, e, aparentemente na história do game, após a saída do protagonista do Wardenclyffe Section. Inclusive, o chamado "Captain" já estava ocupando o Base Camp nos arredores dos destroços da Mother Base. O game possui missões principais, mas também missões secundárias que ajudam o personagem a evoluir suas habilidades de sobrevivência e combate. É necessário coletar um recurso chamado Kuban Energy, que pode ser adquirido como um item durante a exploração ou ao saquear os inimigos zumbis derrotados. As missões iniciais também servem como um tutorial já que progressivamente introduzem os jogadores às mecânicas.
A sobrevivência está presente em todo momento do jogo. Há um indicador de fome e de sede que é constantemente reduzido e, dependendo do nível que atingir, isso começa a afetar o desempenho do protagonista. Entre os exemplos do que pode acontecer estão o embaçamento da tela, que pode ficar mais escura, ou o personagem ficando mais fraco. Esses níveis também afetam a vida máxima e a estamina do jogador. Para matar a fome e a sede, é necessário conseguir recursos. No entanto, no ambiente árido em que o jogo se passa, isso é limitado. É preciso caçar os animais e pegar água dos poucos poços que o mapa oferece. No entanto, não acaba por aí. Comer carne crua ou tomar água suja pode resultar em doenças ou agravos para o personagem.
Entre a desidratação e a chance de ficar doente, decidi tomar a água suja que havia no meu inventário. Meu personagem, então, contraiu uma bactéria estomacal e então parava a cada 10 ou 15 segundos para vomitar. Isso impossibilitava que eu fizesse qualquer tipo de missões antes de eu cuidar da saúde. Como tudo na vida tem um porém, para cuidar da bactéria, eu precisava juntar determinados recursos para fazer um remédio. Com pouco tempo em mãos e desespero à flor da pele, fui orientado por um auxiliar da Konami a pegar um remédio que havia sido deixado por precaução no cofre do Base Camp. (Há também a possibilidade de expandir o Base Camp, permitindo que mais sobreviventes sejam resgatados e que outras atividades possam ser desenvolvidas dentro da área, como a criação de animais, por exemplo.)
Após o mau estar finalmente passar, prossegui com as missões e juntei recursos para criar novos equipamentos e armas. Um destes equipamentos é o tanque de oxigênio, que permite que o jogador adentre uma área até então inacessível, chamada de Dust.
O local é repleto de poeira tóxica, que é nociva a qualquer ser vivo que entre ali e lentamente mata os que não tiverem acesso a oxigênio (esse também é um recurso que precisa ser constantemente reabastecido, enquanto estiver dentro da área; o oxigênio volta ao 100% quando o jogador retorna ao Base Camp). No Dust, a visão é limitada, e os inimigos são muitos, então é necessário proceder com cautela, mas, ao mesmo tempo, com certa agilidade.
Os inimigos básicos, chamados de Wanderers, são razoavelmente fáceis de matar, como qualquer outro zumbi. Entretanto, eles representam uma grande ameaça quando estão em grupo. Por isso, há a mecânica de construção em Metal Gear Survive. A habilidade permite que o jogador invoque, por meio de um buraco de minhoca, uma grade ou um portão, facilitando o bloqueio dos Wanderers e, assim, a sua exterminação. Essas grades e construções, no entanto, têm um limite, e podem eventualmente sucumbir ao peso dos monstros que se jogam em cima.
Há outras classes de Wanderers, como alguns que possuem uma armadura -- já que eram soldados que foram vítimas da infecção -- ou então uma classe que sofreu uma mutação mais profunda, ficando com uma espécie de bolha na cabeça que pode ser estourada, aplicando dano a quem estiver próximo. Algo relevante para informar é que nem toda luta precisa ser realizada. O stealth -- especialmente nos níveis mais baixos -- pode ser a melhor opção para completar uma atividade, sem ter que enfrentar inúmeros inimigos que o destrocariam em segundos.
A última missão do modo single player que fiz tinha como objetivo o resgate de uma enfermeira que havia sido transportada para essa outra dimensão por meio de um buraco de minhoca. Não contente em cair dos céus, ela foi parar no meio do Dust, cercada de Wanderers. Para tirá-la de lá, tive que derrotar todos os inimigos, e ativar um teletransportador que a levou para o Base Camp.

Trabalho em equipe

Além do modo campanha, Metal Gear Survive também conta com um modo cooperativo. Todo o progresso do single player é levado para esse modo e vice-versa. Então, conseguir os rascunhos para armas no modo cooperativo pode resultar na aquisição -- ou melhor, na construção -- desses equipamentos no single player, que depois podem ser utilizados em ambos os modos.
Com um grupo, o jogador deve escolher a sua missão, no nível de dificuldade que melhor caber à equipe. Os jogadores, então, são enviados a um mapa em que devem proteger um maquinário, enquanto ondas de inimigos, crescentemente mais fortes, vêm para tentar destruí-lo. É preciso trabalhar comunicando-se para criar barreiras para os Wanderers e distribuir a construção de armas e munição para derrotá-los. Há equipamentos, recursos e itens para serem coletados nos arredores. Enquanto joguei, pude pegar um mecha -- estas máquinas, inclusive, podem dar uma vantagem tática ao grupo por diversas rodadas. É um modo divertido que, aparentemente, oferece boas recompensas aos jogadores, que poderão tirar proveito delas no single player. Essa ligação entre o single player e o cooperativo, inclusive, exige que o game esteja conectado à internet a todo momento, mesmo no modo campanha, já que o progresso é salvo nos servidores de Metal Gear Survive.
O receio é que o coop, em algum ponto, torne-se repetitivo demais, já que é o único modo de jogo disponível, pelo menos por enquanto. Durante o evento, a Konami revelou que o game receberá desafios diários, semanais e especiais constantemente, incentivando os jogadores a retornarem ao coop em busca de novas recompensas. A Konami também anunciou que Metal Gear Survive terá microtransações, mas que estas serão de itens cosméticos e boosters, que auxiliam no ganho de XP, por exemplo. A empresa também confirmou a ausência de caixas de loot.
O game promete se sustentar sozinho, graças às mecânicas autênticas e elaboradas. O jogo é bastante desafiador e requer muita concentração e equilíbrio, já que administrar fome, sede e oxigênio enquanto luta contra uma horda de zumbis agressivos nem sempre é uma tarefa fácil.
O contexto em que o jogo se passa é bem pensado, mas a narrativa não pareceu ser muito convincente -- algo que pode desagradar os fãs árduos da franquia clássica. Entretanto, o título pode ser uma porta de entrada para os novatos que querem conhecer um pouco dessa série.
Metal Gear Survive será lançado em 20 de fevereiro no Brasil. O game estará disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC, com legendas em português.
*O repórter viajou à convite da Konami.

Bruno Yonezawa é repórter no IGN Brasil. Você pode segui-lo no Twitter.
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS PARA IGN BRASIL!!
LIK DA IGN:Atenção: Essa reportagem possui spoilers de Metal Gear Solid: Ground Zeroes e Metal Gear Survive.
Metal Gear Survive, o próximo game da Konami, está próximo do seu lançamento. O spin-off de Metal Gear Solid V tem mecânicas inéditas, exploração e muito foco no modo cooperativo. Ele também está envolvido em polêmicas: é o primeiro game da famosa série criada por Hideo Kojima sem o seu criador, que saiu de forma dolorosa da Konami, e também -- talvez por isso -- não está sendo bem aceito pelos jogadores, basta ver que todos os videos do game de todos os canais, inclusive do IGN, são exageradamente negativados.
Se o game vai dar certo ou não, só saberemos depois do seu lançamento, previsto para 20 de fevereiro para consoles e PC, mas o IGN Brasil quis ver de perto como está esse novo Metal Gear com os próprios olhos e, por isso, fomos até Los Angeles, nos EUA, jogar a campanha e o modo cooperativo do game que envole zumbis interdimensionais.

Do outro lado do portal

O protagonista do título de sobrevivência é um soldado que foi sugado para dentro de um buraco de minhoca junto com a Mother Base após os acontecimentos no final de Metal Gear Solid: Ground Zeroes. Ele perde a consciência e acorda seis meses depois em um local pertencente ao Wardenclyffe Section, uma organização secreta do governo norte-americano.
Ele tem dois objetivos principais: resgatar outros sobreviventes que foram puxados pelo buraco de minhoca e encontrar a cura para uma infecção.
Vale iniciar nossas impressões sobre o gameplay reforçando que Metal Gear Survive é um título spin-off com foco na sobrevivência do jogador. O game, certamente, não é o que se espera da clássica e amada franquia Metal Gear Solid -- algo bastante especulado após a saída de Kojima da Konami. E isso, por um lado, é bom.
Comecei o jogo com um personagem já construído, mas há a possibilidade de customização, e, aparentemente na história do game, após a saída do protagonista do Wardenclyffe Section. Inclusive, o chamado "Captain" já estava ocupando o Base Camp nos arredores dos destroços da Mother Base. O game possui missões principais, mas também missões secundárias que ajudam o personagem a evoluir suas habilidades de sobrevivência e combate. É necessário coletar um recurso chamado Kuban Energy, que pode ser adquirido como um item durante a exploração ou ao saquear os inimigos zumbis derrotados. As missões iniciais também servem como um tutorial já que progressivamente introduzem os jogadores às mecânicas.
A sobrevivência está presente em todo momento do jogo. Há um indicador de fome e de sede que é constantemente reduzido e, dependendo do nível que atingir, isso começa a afetar o desempenho do protagonista. Entre os exemplos do que pode acontecer estão o embaçamento da tela, que pode ficar mais escura, ou o personagem ficando mais fraco. Esses níveis também afetam a vida máxima e a estamina do jogador. Para matar a fome e a sede, é necessário conseguir recursos. No entanto, no ambiente árido em que o jogo se passa, isso é limitado. É preciso caçar os animais e pegar água dos poucos poços que o mapa oferece. No entanto, não acaba por aí. Comer carne crua ou tomar água suja pode resultar em doenças ou agravos para o personagem.
Entre a desidratação e a chance de ficar doente, decidi tomar a água suja que havia no meu inventário. Meu personagem, então, contraiu uma bactéria estomacal e então parava a cada 10 ou 15 segundos para vomitar. Isso impossibilitava que eu fizesse qualquer tipo de missões antes de eu cuidar da saúde. Como tudo na vida tem um porém, para cuidar da bactéria, eu precisava juntar determinados recursos para fazer um remédio. Com pouco tempo em mãos e desespero à flor da pele, fui orientado por um auxiliar da Konami a pegar um remédio que havia sido deixado por precaução no cofre do Base Camp. (Há também a possibilidade de expandir o Base Camp, permitindo que mais sobreviventes sejam resgatados e que outras atividades possam ser desenvolvidas dentro da área, como a criação de animais, por exemplo.)
Após o mau estar finalmente passar, prossegui com as missões e juntei recursos para criar novos equipamentos e armas. Um destes equipamentos é o tanque de oxigênio, que permite que o jogador adentre uma área até então inacessível, chamada de Dust.
O local é repleto de poeira tóxica, que é nociva a qualquer ser vivo que entre ali e lentamente mata os que não tiverem acesso a oxigênio (esse também é um recurso que precisa ser constantemente reabastecido, enquanto estiver dentro da área; o oxigênio volta ao 100% quando o jogador retorna ao Base Camp). No Dust, a visão é limitada, e os inimigos são muitos, então é necessário proceder com cautela, mas, ao mesmo tempo, com certa agilidade.
Os inimigos básicos, chamados de Wanderers, são razoavelmente fáceis de matar, como qualquer outro zumbi. Entretanto, eles representam uma grande ameaça quando estão em grupo. Por isso, há a mecânica de construção em Metal Gear Survive. A habilidade permite que o jogador invoque, por meio de um buraco de minhoca, uma grade ou um portão, facilitando o bloqueio dos Wanderers e, assim, a sua exterminação. Essas grades e construções, no entanto, têm um limite, e podem eventualmente sucumbir ao peso dos monstros que se jogam em cima.
Há outras classes de Wanderers, como alguns que possuem uma armadura -- já que eram soldados que foram vítimas da infecção -- ou então uma classe que sofreu uma mutação mais profunda, ficando com uma espécie de bolha na cabeça que pode ser estourada, aplicando dano a quem estiver próximo. Algo relevante para informar é que nem toda luta precisa ser realizada. O stealth -- especialmente nos níveis mais baixos -- pode ser a melhor opção para completar uma atividade, sem ter que enfrentar inúmeros inimigos que o destrocariam em segundos.
A última missão do modo single player que fiz tinha como objetivo o resgate de uma enfermeira que havia sido transportada para essa outra dimensão por meio de um buraco de minhoca. Não contente em cair dos céus, ela foi parar no meio do Dust, cercada de Wanderers. Para tirá-la de lá, tive que derrotar todos os inimigos, e ativar um teletransportador que a levou para o Base Camp.

Trabalho em equipe

Além do modo campanha, Metal Gear Survive também conta com um modo cooperativo. Todo o progresso do single player é levado para esse modo e vice-versa. Então, conseguir os rascunhos para armas no modo cooperativo pode resultar na aquisição -- ou melhor, na construção -- desses equipamentos no single player, que depois podem ser utilizados em ambos os modos.
Com um grupo, o jogador deve escolher a sua missão, no nível de dificuldade que melhor caber à equipe. Os jogadores, então, são enviados a um mapa em que devem proteger um maquinário, enquanto ondas de inimigos, crescentemente mais fortes, vêm para tentar destruí-lo. É preciso trabalhar comunicando-se para criar barreiras para os Wanderers e distribuir a construção de armas e munição para derrotá-los. Há equipamentos, recursos e itens para serem coletados nos arredores. Enquanto joguei, pude pegar um mecha -- estas máquinas, inclusive, podem dar uma vantagem tática ao grupo por diversas rodadas. É um modo divertido que, aparentemente, oferece boas recompensas aos jogadores, que poderão tirar proveito delas no single player. Essa ligação entre o single player e o cooperativo, inclusive, exige que o game esteja conectado à internet a todo momento, mesmo no modo campanha, já que o progresso é salvo nos servidores de Metal Gear Survive.
O receio é que o coop, em algum ponto, torne-se repetitivo demais, já que é o único modo de jogo disponível, pelo menos por enquanto. Durante o evento, a Konami revelou que o game receberá desafios diários, semanais e especiais constantemente, incentivando os jogadores a retornarem ao coop em busca de novas recompensas. A Konami também anunciou que Metal Gear Survive terá microtransações, mas que estas serão de itens cosméticos e boosters, que auxiliam no ganho de XP, por exemplo. A empresa também confirmou a ausência de caixas de loot.
O game promete se sustentar sozinho, graças às mecânicas autênticas e elaboradas. O jogo é bastante desafiador e requer muita concentração e equilíbrio, já que administrar fome, sede e oxigênio enquanto luta contra uma horda de zumbis agressivos nem sempre é uma tarefa fácil.
O contexto em que o jogo se passa é bem pensado, mas a narrativa não pareceu ser muito convincente -- algo que pode desagradar os fãs árduos da franquia clássica. Entretanto, o título pode ser uma porta de entrada para os novatos que querem conhecer um pouco dessa série.
Metal Gear Survive será lançado em 20 de fevereiro no Brasil. O game estará disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC, com legendas em português.
*O repórter viajou à convite da Konami.

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